Palestra em Jardim vai tratar sobre regulamentação de bikes elétricas e outros ciclomotores

Publicado em: 20/09/2023 14:26 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A Prefeitura de Jardim, por meio da Gerência Municipal de Trânsito, e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) realizam nesta quinta-feira (21 de setembro), uma palestra destinada aos usuários de bicicletas elétricas e outros ciclomotores elétricos.

A reunião acontece no Centro de Convenções Oswaldo Monteiro a partir das 9h30 e tem o objetivo de orientar os usuários desses veículos sobre a legislação e quesitos de segurança.

A realização é do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS) com o Departamento Municipal de Trânsito de Jardim. Estarão presentes a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Duarte, os conselheiros estaduais Alandnir Cabral e Roberson Roncatti, além da diretora municipal de Trânsito, Maiara Alencar. O evento é aberto a toda a população.

“O crescente aumento de usuários desses veículos, na maioria silenciosos, vem causando riscos à segurança no trânsito. Esses veículos têm regulamentações e que precisam ser seguidas”, explica a titular do Departamento Municipal de Trânsito de jardim, Maiara Alencar.

Para os ciclomotores, o uso de equipamentos de segurança é obrigatório, mas não há a exigência para quem utiliza as bicicletas elétricas. “Porém, é importante lembrar que no trânsito devemos salvar e resguardar vidas e o uso desses equipamentos é essencial para a proteção”, destaca Maiara.

A Resolução Contran Nº 996, de 15 de Junho de 2023, dispõe de diversas regulamentações como equipamentos obrigatórios (indicador e/ou dispositivo limitador eletrônico de velocidade, campainha, sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, incorporadas ao equipamento, espelho retrovisor do lado esquerdo; pneus em condições mínimas de segurança); documentos de cadastramento, registro e licenciamento do veículo e do usuário, entre outras.