Jardim celebra Dia da Consciência Negra com dança e palestras

Publicado em: 21/11/2023 11:52 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Jardim celebra Dia da Consciência Negra com dança e palestras

O Dia da Consciência Negra em Jardim não passou em branco. A Prefeitura de Jardim, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e LGBTQIA+, realizou o evento alusivo no Centro de Convenções na noite de segunda-feira (20 de novembro) que marcou a data no município, com o prestígio de autoridades de âmbito estadual.

O evento iniciou com apresentação artística de professores e alunos do CIEI Cida Jacob, a fim de relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. Em seguida, houve apresentação artística do projeto Alegria que Contagia apresenta a musicalização Simamaka, uma brincadeira cantada africana, cuja letra indica movimentos que se devem realizar.

Na sequência, foi composta a mesa de autoridades com a chefe de gabinete Sara Monzerat, representando a prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher; Irinéia Cesário, Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Vitor Henrique, coordenador de Promoção da Igualdade Racial e LGBTQIA+; Kayque Rodrigues, advogado membro efetivo da Comissão de Igualdade Racial da OAB/MS e Silvia Cristina Cidrão, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Jardim. O evento contou com a presença da coordenadora da Casa da Mulher Jardinense, Ana Claudia Pleutin.

Após a execução do hino nacional brasileiro, o coordenador de Promoção da Igualdade Racial e LGBTQIA+, deu as boas-vindas às autoridades e ao público presente, explanando o motivo da realização do evento.

"O papel principal da coordenadoria é realizar esses eventos de caráter educador, onde a gente explana as leis, a gente quer dialogar, trocar experiências para juntos, conseguimos consolidar políticas públicas que tenham êxito no município de Jardim", disse Vitor Henrique.

Kayque Rodrigues palestrou sobre sua experiência de vida enquanto negro e advogado; Sllvia Cristina, do IFMS campus Jardim, fez uma apresentação sobre os trabalhos com indígenas e negros na região.

A professora Irinéia Cesário palestrou sobre Políticas Públicas para a Igualdade Racial: "Ser antirracista é ter ações de reconhecimento e respeito com o outro; mostrar que estamos em uma sociedade e ela requer que todos tenhamos direitos iguais".