A iniciativa integra, de forma articulada, serviços públicos das esferas municipal, estadual e federal às famílias assentadas, fortalecendo a cidadania por meio do acesso a direitos, cultura, lazer e oportunidades de empreendedorismo.
Nesta terça-feira, 12 de agosto, teve início o Governo Presente no Campo, que segue até o dia 14 de agosto no barracão da Associação do Assentamento Recanto do Rio Miranda.
A iniciativa integra, de forma articulada, serviços públicos das esferas municipal, estadual e federal às famílias assentadas, fortalecendo a cidadania por meio do acesso a direitos, cultura, lazer e oportunidades de empreendedorismo.
O projeto também fomenta a agricultura familiar, promove o desenvolvimento sustentável e incentiva a integração harmoniosa entre o campo e a cidade, criando um espaço de troca de experiências, valorização da produção local e união comunitária.
Foram oferecidos os seguintes serviços: Atendimento previdenciário – INSS (aposentadoria rural e benefícios sociais); Regularização fundiária; Assistência técnica e extensão rural
Orientações sobre crédito e documentação (CAF, CCU e linhas de crédito); Incentivos e valorização da produção; Oficinas, palestras, atividades educativas e culturais; Espaço gourmet com produtos locais.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Jardim e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com apoio de instituições como Agraer, INSS, INCRA, Senar, Sebrae, IGMA, AEJAR, UEMS, Funasa, UFGD, IFMS, MDA e Governo Federal.
A abertura contou com apresentação cultural do artista Ossuna Braza, com músicas regionais e autorais, e palestra de Cristiane Dambrós (UEMS Jardim) sobre sustentabilidade, inovação e cooperação na agricultura familiar.
Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: o prefeito Guga, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Serviços püblicos, Thiago Monteiro; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Tereza Moreira; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Joel Fernandes Peixoto; o coordenador regional da Agraer, Olcy Sanches; o superintendente da Funasa, Mario Rosa da Silva; Valéria Sam Mazucato, representando o IFMS Campus Jardim; Hudson Lollighetti, gerente da UEMS Unidade Jardim; o secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Mauro Martins Alvarenga, vereadores, diretores de departamentos municipais e representantes de instituições parceiras.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Evertton Junior