Nessa época do ano, a movimentação dos escorpiões se intensifica e o risco de acidentes cresce, principalmente em áreas com acúmulo de entulhos, lixo, restos de construção e locais úmidos.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para os cuidados com escorpiões, principalmente durante os meses de agosto e setembro, período que marca a reprodução da espécie e o aumento na incidência de acidentes envolvendo picadas.
Nessa época do ano, a movimentação dos escorpiões se intensifica e o risco de acidentes cresce, principalmente em áreas com acúmulo de entulhos, lixo, restos de construção e locais úmidos. O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), espécie mais comum em nossa região, pode causar acidentes graves, especialmente em crianças e idosos.
Como prevenir o aparecimento de escorpiões:
Mantenha quintais e terrenos sempre limpos, livres de entulhos e mato alto.
Evite acúmulo de lixo e restos de materiais de construção.
Vede frestas em paredes, muros, portas e janelas.
Use telas em ralos de banheiro, pias e tanques.
Inspecione calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.
Evite colocar as mãos diretamente em buracos, frestas ou locais escuros.
O que fazer em caso de picada:
Procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Não tente fazer torniquetes ou cortar o local da picada.
Mantenha a vítima em repouso e hidrate-a.
Em casos graves, especialmente com crianças, o atendimento deve ser feito com urgência para aplicação do soro antiescorpiônico.
O Departamento de Vigilância em Saúde reforça que está intensificando as ações de combate ao escorpionismo no município, orientando à população. A colaboração dos moradores é fundamental para reduzir a presença desses animais.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Everton Junior