A Secretaria Municipal de Saúde pretende aplicar mais de 5 mil doses da vacina durante a campanha em Jardim, considerando a área rural, que já está ocorrendo desde agosto.
O Dia D de vacinação antirrábica mobilizou a comunidade, ocorrido no sábado (27 de setembro), contabilizou mais de 1.700 cães e gatos imunizados contra o vírus da raiva.
A raiva é uma doença grave, que pode levar à morte, incluindo seres humanos, sendo transmitida principalmente por mordidas de animais infectados. Os principais sintomas incluem agressividade, mudanças no comportamento, salivação excessiva, dificuldade para engolir, convulsões e paralisia.
A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e outras instituições, disponibilizou 14 pontos em toda a área urbana. Na área rural a campanha já vinha ocorrendo e está prevista para encerrar em outubro.
Quem não conseguiu vacinar seus pets pode levar as vacinas (somente adultos) para aplicação por conta própria desde que levem caixa térmica ou isopor com gelo. Importante também levar a carteira de vacinação dos animais. São duas opções de retirada: no Centro de Controle de Zoonoses, na rua Antonio da Cruz Lescano, 284, bairro Morada do Sol (Segunda Curva) e no Centro de Controle de Vetores (antiga escola Bardal, próximo à Praça Evandro Bazzo).
A campanha MS Contra a Raiva é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o município. A Secretaria Municipal de Saúde pretende aplicar mais de 5 mil doses da vacina durante a campanha em Jardim, considerando a área rural, que já está ocorrendo desde agosto.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Fabio Pellegrini