A Prefeitura Municipal de Jardim publicou decreto que determina o fechamento da Avenida Coronel José Vicente de Sanctis Pires, no trecho entre a “estrada velha” e a Ponte sobre o Rio Miranda, todos os domingos, das 5h30 às 12h, para uso exclusivo em atividades físicas, esportivas e de lazer pela população. A decisão é conjunta com a Prefeitura de Guia Lopes da Laguna.
O Decreto Nº 183/2025 foi publicado na quinta-feira (30 de outubro) no Diário Oficial do município e “Dispõe sobre o fechamento, aos domingos, da Avenida Coronel José Vicente de Sanctis Pires (trecho da “estrada velha” até a Ponte do Rio Miranda), para uso exclusivo em atividades físicas e de lazer da população de Jardim/MS, e dá outras providências.”
A medida tem por objetivo promover saúde, convivência comunitária e segurança, garantindo um espaço tranquilo para pedestres, ciclistas e famílias. Durante o período de interdição, o trecho permanecerá exclusivo para modais não motorizados, com exceção de veículos de emergência, viaturas oficiais em serviço, serviços essenciais e moradores que tenham acesso exclusivo pela via.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e o Departamento Municipal de Trânsito serão responsáveis pela implantação da sinalização, bloqueios e orientações aos usuários, além da fiscalização do cumprimento das normas.
O decreto também reforça que eventos públicos ou comunitários realizados no local devem ter autorização prévia da autoridade competente, observando as regras de segurança e limpeza.
O prefeito Juliano da Cunha Miranda (Guga) destacou que a iniciativa é uma forma de estimular hábitos saudáveis e fortalecer o convívio entre as famílias de Jardim e Guia Lopes da Laguna, já que as duas cidades decidiram, de forma integrada, promover atividades na região da Ponte do Rio Miranda.
“É um espaço que pertence a todos e queremos que as pessoas o utilizem com responsabilidade e alegria, transformando as manhãs de domingo em momentos de bem-estar e união”, ressaltou o prefeito.