Com apoio do Governo do Estado, por meio do programa MS Mais Saúde, Menos Fila, o município deu início a um importante ciclo de procedimentos que marca um avanço histórico no atendimento oftalmológico. Só nesta primeira etapa, 33 cirurgias de catarata foram realizadas, de um total de 164 procedimentos previstos ao longo de três fases.
A ação representa um salto significativo na política de cuidado e atenção à saúde dos jardinenses, especialmente para quem aguardava há anos pela oportunidade de recuperar a visão, a autonomia e a qualidade de vida.
O secretário municipal de Saúde, Jorge Cafure Jr., destacou que a parceria com o Estado garante agilidade no atendimento e possibilita eliminar completamente a fila de espera para esse tipo de cirurgia.
O diretor executivo do Hospital Marechal Rondon, Toni Siqueira, também ressaltou a satisfação do hospital em integrar esse esforço conjunto: “É uma alegria realizar parcerias que atendem nossa população. A cirurgia de catarata é relativamente simples e, podendo ser feita aqui no hospital, devolve aos pacientes a possibilidade de voltar a enxergar com clareza as belezas da nossa cidade.”
As cirurgias foram conduzidas pelos doutores Luiz Taranta e Magnum Oliveira, profissionais que percorrem todo o estado levando cuidado, cidadania e mais qualidade de vida às pessoas.
Para o prefeito Juliano Miranda (Guga), parcerias como essa são essenciais para transformar a vida das pessoas: “Essas ações sempre serão prioridade quando conseguimos garantir mais qualidade de vida para a população jardinense. O Estado destinou R$ 100 mil ao projeto e, por meio de emenda parlamentar, aportamos mais R$ 71 mil para ampliar o número de cirurgias e zerar definitivamente a fila de catarata em Jardim.”
Entre os pacientes atendidos, o sentimento é de gratidão. Dona Maria Patriota, que aguardava na fila, destacou a emoção de realizar sua cirurgia no próprio município:
“Fui diagnosticada com catarata há 6 meses e aguardava ansiosa. Quando me chamaram, fiquei surpresa em saber que seria aqui em Jardim, que eu não precisaria viajar até Campo Grande para fazer a cirurgia.”
As próximas etapas do mutirão já estão definidas: 27 de novembro e 15 de dezembro. A orientação é que os pacientes compareçam no horário indicado pela equipe de regulação.
O clima é de alegria, esperança e reconhecimento por mais uma conquista que leva dignidade e qualidade de vida para a população.