O Bioceânica Experience reforça o compromisso de Jardim com a inovação, a educação e o desenvolvimento regional, fortalecendo sua posição dentro do Corredor Bioceânico.
Na última quinta-feira, dia 27 de novembro, o Auditório da UEMS – Unidade de Jardim recebeu o Bioceânica Experience, um grande encontro que reuniu especialistas, autoridades, pesquisadores, empreendedores e instituições parceiras para discutir inovação, cultura, integração territorial e oportunidades econômicas ao longo da Rota Bioceânica, eixo estratégico que conecta Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
O evento foi organizado pelo Conexão de Ecossistemas Locais de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna, contou com a parceria de diversas instituições, entre elas UEMS/Jardim, Tecnoparq/MS, SEMADESC, CEEP, SED, Governo do Estado, SETEC/SEBRAE, Prefeitura de Jardim, Prefeitura de Guia Lopes da Laguna, Associação Empresarial de Jardim, FUNDECT, Núcleo Gastronômico, K-Net e On Marketing Digital.
Abertura com autoridades
A cerimônia de abertura reuniu importantes representantes da educação, inovação e desenvolvimento regional. O Magnífico Reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, destacou o papel estratégico da universidade na formação e integração regional. Já o Gerente da Unidade da UEMS em Jardim, Hudson Lolli Ghetti, reforçou a relevância do diálogo entre instituições, sociedade e setor produtivo.
Outras autoridades também deixaram suas mensagens durante o momento institucional, enaltecendo o potencial do Bioceânica Experience para impulsionar novos projetos e parcerias.
Painéis temáticos fortaleceram debate regional
À Tarde, o primeiro painel, Cultura, Economia e Transporte na Rota Bioceânica, trouxe reflexões sobre identidade regional, economia e conexões culturais ao longo do corredor. A mediação foi realizada por Paula Batistela, CEO da On Marketing Digital. Participaram como painelistas James Jorge Barbosa, escritor e pesquisador da cultura sul-mato-grossense; Prof. Dr. Eduardo Luís Gasparetto, UFMS e Rede UniRila; Fabio Pellegrini, jornalista e publicitário com atuação em projetos ambientais, culturais e turísticos.
Em seguida, o painel Inovação, Interculturalidade e Futuro Digital teve mediação da professora Michele Serafim dos Santos, o painel abordou educação, interculturalidade, tecnologias e formação para o futuro. O painel contou com o Prof. Dr. Moacir Juliani, pesquisador da IFMS e referência na formação docente.
O último painel, Saberes Ancestrais e Integração Cultural, reuniu pesquisadores de destaque, sob mediação da Profa. Drª. Adélia Maria Evangelista Azevedo, da UEMS. Participaram: a Prof. Jhersyka Cleve, com atuação em etnismo, povos originários e educação ambiental; Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel, pesquisador da UEMS e bolsista CNPq; Profa. Drª. Arlinda Cantero Dorsa, pesquisadora e editora da UCDB; e do Observa Rota e Prof. Dr. Sérgio Nunes, pesquisador em bioprodutos do Pantanal e vencedor do Prêmio FINEP Inovação 2023.
O painel trouxe à tona discussões sobre ancestralidade, identidade cultural, biodiversidade e o papel do conhecimento tradicional no desenvolvimento territorial.
Encerramento com integração e atrações culturais
Após os debates, o público participou de um coffee break e, às 18h, a programação seguiu na Praça do Encontro, com atrações culturais, apresentações musicais, feira gastronômica e a premiação da Maratona de Inovação, fortalecendo o espírito de integração entre os participantes.
O Bioceânica Experience reforça o compromisso de Jardim com a inovação, a educação e o desenvolvimento regional, fortalecendo sua posição dentro do Corredor Bioceânico.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Everton Junior