Uma das prioridades foi a implementação do Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans.
A cidade de Jardim esteve representada na 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+, realizada em Brasília, pela coordenadora de Políticas Públicas para a Igualdade Racial e Diversidade, Sarah Mancinni, que participou como delegada representando o estado de Mato Grosso do Sul.
O encontro marcou um avanço histórico na formulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade e da saúde da população LGBTQIA+ no Brasil.
Durante os grupos de trabalho, Sarah Mancinni integrou o GT 11 – Políticas Públicas Interseccionais de Promoção Integral do Direito à Saúde, onde foi aprovada com 99% dos votos na plenária final uma proposta considerada um marco nacional na luta pelo direito à saúde dessa população.
A proposta, a mais votada do grupo, estabelece diretrizes para a atualização da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBTQIA+, revisando a Portaria nº 2.803/2013, e destaca a urgência na implementação do Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans (PAES Pop Trans).
Entre os principais avanços, estão:
Estruturação de uma linha de cuidado integral e multiprofissional;
Inclusão de medicamentos hormonais na RENAME e no Programa Farmácia Popular;
Ampliação do acesso às cirurgias afirmativas e políticas de saúde sexual e reprodutiva;
Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e cuidado com a saúde mental;
Implementação de um sistema de dados e educação permanente para profissionais de saúde;
Credenciamento de hospitais e universidades federais ao processo transexualizador;
Garantia de atendimento humanizado em situações de urgência e emergência.
O texto aprovado representa um avanço essencial na consolidação das políticas públicas de saúde voltadas à diversidade, reforçando o compromisso nacional com o respeito, a dignidade e o direito à vida plena de todas as pessoas.
Em suas palavras, Sarah Mancinni celebrou a conquista com emoção e orgulho: “Chegamos! Aconteceu e foi lindo! Após quase nove anos sem a participação social de nós, pessoas LGBTQIA+, voltamos com muita luta, avanços e conquistas! Tenho muito orgulho de ser sul-mato-grossense e de levar o nome da minha cidade que tenho muito orgulho, que é Jardim! Voltamos com excelentes notícias — foi instituída a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, com diretrizes para promover igualdade, combater a discriminação e garantir direitos! Volto com as baterias recarregadas e cheia de vontade de trabalhar e construir um Jardim ainda mais humano!”
Sarah agradeceu ainda ao prefeito Guga pela confiança e apoio às políticas de diversidade e inclusão no município.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Everton Junior