Na noite de quarta-feira (19 de agosto), o município de Jardim deu início à quarta Festa Literária e Semana da Educação Infantil, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com uma programação especial dedicada à literatura, cultura, arte e educação, reunindo escritores, estudantes, professores, artistas, autoridades e toda a comunidade.
A iniciativa nasce do compromisso da Prefeitura Municipal de Jardim, por meio da Semed, em valorizar a leitura, a criatividade e o protagonismo das crianças desde os primeiros anos de vida.
Segundo a secretária de Educação, Lilian de Fátima Sanches, “Nossos objetivos sempre foram incentivar o gosto pela leitura desde a infância, mostrando que quem lê, cria mundos"; valorizar os profissionais da educação infantil e o trabalho realizado nas escolas municipais e CIEIs; aproximar escolas, família e comunidade em torno de atividades lúdicas, culturais e educativas; promover a literatura infantil como ferramenta de imaginação, linguagem e cidadania".
Estiveram presentes, além do prefeito Guga, a primeira-dama do Município, Raquel Stragliotto; vereador Jota Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal; Laudson Maciel, secretário-adjunto da Educação; Luciere Izabel, coordenadora de Educação Infantil; Edison Fernandes, idealizador do projeto; Jhérsyca Kleve, coordenadora de Ações Pedagógicas; diretoras, coordenadores e professores de escolas e CIEIs, entre outras autoridades.
O prefeito Guga disse estar orgulhoso de toda a equipe: “em pouco tempo da gestão, fizeram muito, os indicadores mostram saltos significativos. É gratificante vermos materializado aquilo que planejamos. Este evento foi planejado lá no nosso plano de governo, fazer política pública que aumentasse o interesse de nossos alunos em leitura e em redação. É mais uma meta cumprida. Parabéns a todos que idealizaram este evento e os homenageados”.
Na sequência houve o lançamento da revista digital da Rede Municipal de Ensino (REME), foi homenageado o escritor James Barbosa Flores, reconhecendo sua história, sua trajetória e o importante legado para a literatura regional; apresentação cultural Batucando histórias, com Wancleia; e entregues as premiacoes aos alunos vencedores do concurso de redação.
Com o tema “Raízes que contam, histórias que inspiram”, o evento segue até sábado, dia 22 de agosto, com rodas de conversa, lançamentos de livros, homenagens, apresentações culturais, contação de histórias, oficinas e muitas outras atrações.