Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação participaram, nos dias 4 e 5 de dezembro, de uma capacitação de atendimento a crianças e adolescentes, vítimas e/ou testemunhas de violência, com ênfase na acolhida da revelação espontânea e na escuta especializada.
A capacitação aconteceu no auditório do IFMS Jardim, ministrada por Rudinei Luiz Beltrame, psicólogo e diretor do Instituto Ranai - Ensino e Desenvolvimento de Santa Catarina.
O objetivo é instrumentalizar as(os) profissionais que atuam com garantia de direitos da criança e do adolescente, proporcionando subsídios e conteúdo para o atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, com ênfase na acolhida da revelação espontânea e na escuta especializada, à luz da regulamentação da Lei nº. 13.431/17, que versa sobre o Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, bem como o Decreto 9.603/2018, que regulamenta a referida legislação.
A capacitação foi disponibilizada aos profissionais da saúde, educação, assistência social, segurança pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e profissionais do Município de Guia Lopes da Laguna, em atendimento à Lei Municipal nº 2158, de 23 de Outubro de 2025, que institui a Política Municipal de Capacitação Continuada dos Profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA do Município de Jardim.
Participaram da abertura do evento Raquel Stragliotto, primeira-dama do município, representando o prefeito Juliano Guga; Mauro Martins Alvarenga, secretário municipal de Assistência Social e Habitação; professor Adelson Cândido Mesquita, representando o IFMS Jardim, entre outras autoridades.