A Prefeitura Municipal de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semasth), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência de Habitação Popular (Agehab), realizaram na manhã desta quarta-feira (10 de dezembro) a entrega de títulos de regularização fundiária a 115 famílias moradoras de Jardim. A solenidade aconteceu na quadra da Escola Cívico-Militar Major Alberto Rodrigues da Costa, no bairro Oswaldo Fernandes Monteiro, em Jardim.
Foram entregues 72 matrículas de imóveis aos beneficiários do Conjunto Habitacional Oswaldo Fernandes Monteiro, do Conjunto Habitacional Paraíso, do Conjunto Habitacional Vital Ferreira de Souza, do Conjunto Habitacional Vila Angélica/José Inacio e do Conjunto Habitacional Ramão Franquilin Silva Pleutin e 43 documentos de Habite-se Lote Urbanizado, que atesta a conclusão de uma obra e sua adequação às normas de segurança e habitabilidade, permitindo que o imóvel seja ocupado.
Com a entrega das matrículas, os beneficiados passam a ser oficialmente reconhecidos como proprietários de seus imóveis — o que assegura direitos como acesso a financiamento, valorização do imóvel, possibilidade de venda, herança e planejamento de futuro. Para muitos, trata-se de uma conquista esperada há anos, com impacto direto na estabilidade e dignidade dos lares.
Estiveram presentes o prefeito de Jardim, Juliano Guga; a primeira-dama do município, Raquel Stragliotto; o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Thiago Monteiro; o secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Mauro Alvarenga; o secretário-executivo de Gestão Política no Interior, Tiago Mariano; a vereadora Marilza Bambil; o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Fernando Valério; o chefe de gabinete da Prefeitura, Renato Miranda; o diretor do Departamento Municipal de Habitação, Amauri Soares; a diretora do Departamento Municipal de Tributação e Cadastro, Margarida Almeida, entre outras autoridades.
Uma das cidadãs contempladas, Enir, moradora do bairro Oswaldo Monteiro há 15 anos, conta da alegria:: “É uma conquista que sempre prometiam que ia sair a escritura, agora deu certo. Estou muito feliz”.
Etelvina Pereira de Araújo, moradora há 30 anos do mesmo bairro, afirma que com o documento nas mãos, a família se sente mais segura: “É uma benção, pois temos filhos e temos que pensar no futuro. Esperamos há muitos anos por esse momento".
O prefeito Guga ressaltou o trabalho da equipe da Semasth e a parceria do Governo do Estado, ressaltando que a Prefeitura está trabalhando mais para continuar com o processo de regularização fundiária de outras áreas. Ele destacou também que o Governo do Estado está investindo significativamente no município.