O PlaNAU marca um movimento inédito de participação e construção coletiva para transformar as áreas verdes nas cidades brasileiras. As oficinas regionais são peças-chave desse processo, trazendo para a mesa as particularidades de cada território e fortalecendo a governança ambiental nas áreas urbanas.
Membros do Departamento de Meio Ambiente do Município de Jardim, ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participaram na terça-feira (8) da Oficina Regional do Centro-Oeste para construção participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU).
A ação, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e apoiado tecnicamente pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, reuniu representantes de órgãos públicos, organizações sociais, conselhos profissionais e especialistas para discutir caminhos e soluções para cidades mais arborizadas e sustentáveis. Mais de 150 representantes de cerca de 20 municípios participaram.
O chefe do departamento de Meio Ambiente, Marcus Antonio Ruiz, e o servidor municipal e biólogo Carlos Piazer representaram o Município de Jardim, participando ativamente das discussões.
A analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jennifer Viezzer, destaca que o objetivo do Ministério é trabalhar de forma coordenada e estratégica para, de fato, aumentar a cobertura das árvores nas cidades, mas considerando as especificidades regionais, seus biomas e ecossistemas.
Previsto para ser lançado durante a COP30, em Belém, o PlaNAU marca um movimento inédito de participação e construção coletiva para transformar as áreas verdes nas cidades brasileiras. As oficinas regionais são peças-chave desse processo, trazendo para a mesa as particularidades de cada território e fortalecendo a governança ambiental nas áreas urbanas.
Sobre o Plano Nacional de Arborização Urbana
A construção participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) faz parte do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) e é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), realizada em parceria com a Universidade Federal do Alagoas (UFAL) e implementada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Também conta com o apoio de instituições de ensino e pesquisa, da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), do Fórum de Secretários(as) de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do Conselho Federal de Biologia (CFBio), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dos governos municipais de Campinas, Manaus, Curitiba, Recife e Campo Grande, bem como dos governos estaduais de São Paulo, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Fabio Pellegrini