Ir para o conteúdo

Prefeitura de Jardim - MS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Acompanhe!
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Notícias
JUN
24
24 JUN 2026
EDUCAÇÃO
Jardim conquista Destaque Nacional na Alimentação Escolar
receba notícias
A conquista veio através da merendeira Natália Gonçalves de Paula, do CIEI Dr. José Joaquim Monteiro de Castro, que venceu a etapa nacional com a receita "Tesouro Jardinense – Cores e Sabores da Nossa Terra"
O município de Jardim conquistou um importante reconhecimento nacional ao ter uma de suas receitas premiadas no Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado durante o Prêmio PNAE 2026, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O evento é considerado o maior encontro nacional da alimentação escolar brasileira e reuniu cerca de mil participantes de todo o país para discutir e valorizar as boas práticas desenvolvidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A conquista veio através da merendeira Natália Gonçalves de Paula, do CIEI Dr. José Joaquim Monteiro de Castro, que venceu a etapa nacional com a receita "Tesouro Jardinense – Cores e Sabores da Nossa Terra", destacando a riqueza da culinária local e o compromisso do município com uma alimentação escolar saudável, nutritiva e valorizadora da cultura regional.

O concurso retornou em 2026 após quase uma década, registrando mais de 3 mil inscrições em todo o Brasil. Após rigorosa avaliação técnica de 2.772 receitas, apenas 55 foram premiadas nacionalmente, tornando a conquista de Jardim ainda mais expressiva.

A nutricionista responsável pela alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino, Millena Molina, esteve presente na cerimônia em Brasília e destacou a importância do reconhecimento para o município.

“Participar de um evento dessa magnitude foi uma experiência transformadora. Mais do que um reconhecimento ao nosso trabalho, foi a oportunidade de estar ao lado de profissionais de todos os estados do Brasil, compartilhando experiências, culturas e aprendizados. Foi a prova de que a constância, o compromisso e o amor pelo que fazemos realmente nos levam longe”, afirmou.

Millena ressaltou ainda que a conquista representa o esforço coletivo da equipe da educação municipal.

“Essa conquista não é apenas minha, nem apenas da Natália. Essa conquista é de Jardim, é do Mato Grosso do Sul. Meu sentimento é de gratidão, orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou.

A nutricionista também agradeceu o apoio recebido da gestão municipal, especialmente da secretária de Educação.

“Não posso deixar de agradecer à nossa Secretária Municipal de Educação, Lilian de Fátima Sanches Cavalheiro, pelo apoio constante, pela confiança e por sempre acreditar que nossos sonhos são possíveis. Seu incentivo diário faz toda a diferença em nossa caminhada”, ressaltou.

Para Natália Gonçalves de Paula, o momento foi marcado por emoção e gratidão.

“Foi uma experiência inesquecível. Quando recebi a notícia, fiquei muito emocionada, porque vi que todo o esforço, dedicação e amor colocados no meu trabalho foram reconhecidos”, afirmou.

Ela também destacou o orgulho de representar Jardim em uma premiação de alcance nacional.

“O sentimento que levo é de muito orgulho e emoção por ter sido uma das escolhidas entre tantas inscrições de todo o Brasil. Sou imensamente grata a todos que votaram e acreditaram em mim. Essa conquista não é só minha, é de todos que me apoiaram nessa caminhada”, completou.

O resultado evidencia o compromisso da Rede Municipal de Ensino de Jardim com a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes, fruto de um trabalho conjunto entre merendeiras, nutricionistas, gestores escolares e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

A conquista também reforça o investimento realizado pela gestão do prefeito Juliano Miranda, o Guga, e pela secretária municipal de Educação, Lilian Sanches Cavalheiro Flores, que têm apoiado ações voltadas à valorização dos profissionais da educação, à qualificação da alimentação escolar e ao fortalecimento das políticas públicas que promovem saúde, aprendizagem e qualidade de vida para os estudantes.

Mais do que um prêmio, o reconhecimento nacional simboliza a dedicação de profissionais que transformam diariamente a alimentação escolar em um ato de cuidado, carinho e compromisso com o futuro das crianças jardinenses.
Autor: Everton Junior
Seta